Background Image

Blog da Quiweb.com

Como fazer marketing nos sites de busca

A internet revolucionou o mundo. Embora ainda haja um percentual da população que ainda não a use diariamente, ela influenciou principalmente no que diz respeito ao acesso e propagação da informação.

 

O problema é que esse excesso de conteúdos exige uma organização muito boa. Existem ferramentas disponíveis para nos auxiliar a achar a informação que desejamos, são os famosos mecanismos de busca.

Estes sites de busca (Google, Bing, Yahoo!, AOL, Ask, etc.) são uma mão na roda para quem quer, por exemplo, realizar uma compra, procurar um artigo ou encontrar um médico no seu bairro. Esses sistemas organizam todo esse conjunto de locais e informações, te levando diretamente à sites com a informação que você deseja.

E é aqui que surge a importância da sua empresa estar no topo dos resultados dos mecanismos de busca: estar disponível para o público que procura você e/ou o seu produto. Para isso, existem algumas técnicas:

- Search Engine Marketing (SEM) – É um conjunto de ações de marketing que promovem o seu site para chegar ao destaque dos resultados das buscas;
- Search Engine Optimization (SEO) – É uma atividade que utiliza conhecimentos técnicos (linguagem HTML, por exemplo) para colocar seu site no topo dos resultados. Pode fazer parte de uma ação de SEM;

Fazendo marketing no Google

São cerca de 30 os serviços que a Google oferece. Um desses serviços é o Google AdWords, no qual você pode colocar seu site nos links patrocinados das buscas e realizar uma ação de SEM.

Para começar, você deve criar uma conta no AdWords, que é tão simples quanto criar qualquer conta de e-mail. Depois você elabora uma campanha, aonde define os prazos de duração, custo máximo que irá pagar por dia e em que região quer que seu link patrocinado apareça (estado, país ou geral).

Em seguida, você escolhe quais as palavras chaves que pretende utilizar, que é o que fará que você seja encontrado quando alguém buscar. Não há nenhum custo adicional por palavras chaves que você escolher, mas quanto mais você colocar, mais as chances de ser encontrado. Ainda assim, seja sempre objetivo, pensando em como um cliente procuraria pelos serviços da sua empresa.

Esta ação é um serviço pago, mas somente conforme o número de cliques que seu link receber. Ou seja, mesmo que você esteja no topo, você não vai pagar nada se ninguém clicar. O pagamento pode ser realizado por boleto bancário (pré-pago) ou por cartão de crédito (pós-pago). O software disponibiliza quantos acessos você teve em cada dia, além de sugerir novas palavras chaves e outras dicas.

Retorno do investimento

A ação é muito simples de ser desenvolvida, mas requer visão de empreendedorismo. Em outras palavras, não basta você estar no topo do Google se não vai lucrar com isso. Antes de desenvolver a campanha, pense em como você vai ganhar com isso, para que tenha retorno suficiente para pagar os seus gastos e ainda tirar lucro.

Caso a sua atividade seja local, coloque sua cidade nas palavras chaves para aumentar a quantidade de acessos vindos da sua localidade. Assim, você evita gastos desnecessários e otimiza seus investimentos. Além disso, monitore o retorno durante a campanha para ter certeza de que está indo no caminho certo.

Não é tão difícil estar no Google, mas pode ser difícil tirar retorno dele. Que tal tentar montar a sua estratégia nos mecanismos de busca?

x
Blog da Quiweb.com
Receba no seu e-mail conteúdos exclusivos!